Olá galera, tudo bem com vocês??
Pois é, aqui estou eu novamente para apresentar mais um livro realmente emocionante.
Esta obra, "A Menina que Roubava Livros" sempre me chamou muito a atenção.Porém, só recentemente pude apreciar as palavras ditas por Markus Zusak por meio da personagem Liesel Meminger.
Da história
Algo intrigante é que o narrador, ou no caso, a narradora, é a própria Morte.Ela, dentre muitas ceifadas, nos alimenta com pedaços da história de Liesel, desde o primeiro momento em que a vê, que é quando seu irmão caçula vem a falecer durante uma viagem de trem, a qual mudaria as concepções de Liesel a respeito de absolutamente tudo. Entretanto, apesar desse trágico acontecimento, a vida continua e não espera por ninguém e Liesel é levada para a Rua Himmel, na cidade de Molching, onde é acolhida por um casal e é claro, onde tudo começa.
Dentre diversos roubos de livros e fascínios de palavras, Liesel aos poucos entende o mundo ao qual pertence. E acredite, a Alemanha de Hitler não castigava somente os judeus. Me emocionei com tamanho sofrimento e dor com que os assim chamados "sangue azul" aprenderam a lidar.
Mas Liesel apesar de nova é muito forte e destemida, ganhando assim seu espaço nesta cidade desconhecida e também fazendo amizades inesquecíveis, as quais só a morte sabe o futuro.
Opinião
É um livro muito bom, simplesmente envolvente. Fiquei realmente triste quando acabou e da forma como acabou. Esse livro expressa tantos sentimentos, tanta vida, sobrevivência, choque de realidade. Senti-me na Alemanha nazista, fazendo parte de tudo que Liesel estava vivendo, sentindo. Enfim, é uma perspectiva muito forte e real sobre a Alemanha da época e foi exatamente por essa razão que eu me apaixonei pelo livro.
Todavia devo confessar que não é uma leitura rápida e de fácil desenvoltura. Demorei a pegar um ritmo constante na leitura. Fiz várias pausas mas valeu a pena chegar ao final.
E estou esperando ansiosamente pela adaptação cinematográfica da obra
Ficha Técnica
Título: A Menina que Roubava Livros
Título Original: The Book Thief
Autor: Markus Zusak
Páginas: 382
Edição: Intrínseca
Tradução: Vera Ribeiro
- Post por: Lucila Valim