terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Resenha de Livro: A Menina que Roubava Livros


Olá galera, tudo bem com vocês??
Pois é, aqui estou eu novamente para apresentar mais um livro realmente emocionante.
Esta obra, "A Menina que Roubava Livros" sempre me chamou muito a atenção.Porém, só recentemente pude apreciar as palavras ditas por Markus Zusak por meio da personagem Liesel Meminger.

Da história

Algo intrigante é que o narrador, ou no caso, a narradora, é a própria Morte.Ela, dentre muitas ceifadas, nos alimenta com pedaços da história de Liesel, desde o primeiro momento em que a vê, que é quando seu irmão caçula vem a falecer durante uma viagem de trem, a qual mudaria as concepções de Liesel a respeito de absolutamente tudo. Entretanto, apesar desse trágico acontecimento, a vida continua e não espera por ninguém e Liesel é levada para a Rua Himmel, na cidade de Molching, onde é acolhida por um casal e é claro, onde tudo começa.

Dentre diversos roubos de livros e fascínios de palavras, Liesel aos poucos entende o mundo ao qual pertence. E acredite, a Alemanha de Hitler não castigava somente os judeus. Me emocionei com tamanho sofrimento e dor com que os assim chamados "sangue azul" aprenderam a lidar.

Mas Liesel apesar de nova é muito forte e destemida, ganhando assim seu espaço nesta cidade desconhecida e também fazendo amizades inesquecíveis, as quais só a morte sabe o futuro.

Opinião

É um livro muito bom, simplesmente envolvente. Fiquei realmente triste quando acabou e da forma como acabou. Esse livro expressa tantos sentimentos, tanta vida, sobrevivência, choque de realidade. Senti-me na Alemanha nazista, fazendo parte de tudo que Liesel estava vivendo, sentindo. Enfim, é uma perspectiva muito forte e real sobre a Alemanha da época e foi exatamente por essa razão que eu me apaixonei pelo livro.

Todavia devo confessar que não é uma leitura rápida e de fácil desenvoltura. Demorei a pegar um ritmo constante na leitura. Fiz várias pausas mas valeu a pena chegar ao final.

E estou esperando ansiosamente pela adaptação cinematográfica da obra

Ficha Técnica

Título: A Menina que Roubava Livros

Título Original: The Book Thief

Autor: Markus Zusak

Páginas: 382

Edição: Intrínseca

Tradução: Vera Ribeiro

  • Post por: Lucila Valim