Oi gente! Hoje o post é na verdade uma resposta pra uma TAG chamada "Óscar Literário". Consiste em você avaliar suas leituras do ano (no caso, os livros que li em 2013) e premiá-los conforme as categorias, exatamente - ou quase! - como ocorre no verdadeiro Óscar. É uma brincadeira super divertida pra passar o tempo e relembrar o que você leu nesse ano que passou, maaas, chega de lenga lenga e vamos ao que interessa. AVISO: o post é longo.
1. Melhor personagem coadjuvante masculino
And the Oscar goes to... Patrick, de As Vantagens de Ser Invisível. Foi uma das melhores leituras que eu fiz no ano passado, e eu realmente amei a história e os personagens - e o Patrick é incrivelmente fascinante. Aliás, muitos que leram o livro acharam os personagens coadjuvantes melhores que o principal, fazendo do Patrick e até mesmo da Sam, os queridinhos da história.
2. Melhor personagem coadjuvante feminino
And the Oscar goes to... Alice, de As Aventuras do Caça-Feitiço. A Alice é uma personagem intrigante, pois mesmo sendo uma feiticeira benevolente e ajudando os personagens principais em vários momentos, me deixou na dúvida sobre seu verdadeiro caráter. Acho que por isso ela leva esse prêmio, por ser flexível e gerar no leitor uma ansiedade sobre o seu futuro na história.
3. Melhor autor
And the Oscar goes to... John Connolly. Admito que essa escolha foi difícil, 2013 foi um ano de John Green, George Martin, Machado de Assis, Patrick Rothfuss, entre outros grandes autores. Porém, o John Connolly virou meu queridinho desde que eu adquiri o "Livro das Coisas Perdidas". A história me cativou tanto, e se mostrou tudo aquilo que eu esperava que eu fui obrigada a dar o prêmio pro Seu Jão.
4. Melhor personagem principal masculino
And the Oscar goes to... Kvothe, de As Crônicas do Matador do Rei. Cara, sério, esse é um dos melhores personagens já criado na história dos personagens criados da face da Terra. O Kvothe é incrível, super bem construído e, difícil de acontecer em histórias de fantasia, humano, perfeitamente humano. Sugestão de leitura hein!!
5. Melhor personagem principal feminino
And the Oscar goes to... Arya Stark, de As Crônicas de Gelo e Fogo. Ela leva a estatueta porque também é uma personagem muito bem construída e humana. Quem não se encantaria por uma garotinha de 10 anos que não desiste de sobreviver mesmo que seu mundo tenha simplesmente ruído de um dia pro outro?? A personagem é forte apesar de sofrida, e é única, pelo seu jeito de encarar os fatos.
6. Melhor arte de capa

7. Melhor mundo criado
And the Oscar goes to... Harry Potter e o Cálice de Fogo. Bom, como eu reli até o quarto livro da sério ano passado, e como é a minha saga preferida, nada mais justo de premiá-la certo? Certo.
8. Melhor título
And the Oscar goes to... O Livro das Coisas Perdidas. Confesso, foi por causa do título e da capa que eu me apaixonei pelo livro e decidi comprar. Fala sério, é um título marcante e que te deixa curioso, não?!
9. Melhor final
And the Oscar goes to... A Culpa é das Estrelas. Apesar da história ser um pouco clichê (não que eu não tenha gostado, pelo contrário, amei!!! mas é clichê pelo fato dos personagens terem câncer), o final é realmente surpreendente. Pelo menos foi pra mim, eu não esperava um fim daquele jeito...
And the Oscar goes to... Dom Casmurro. Pois é, o único brasileirinho da lista. Mas, mereceu e merece a estatueta, é um dos meus top 10 e o meu preferido da literatura brasileira (detalhe, tive que relê-lo por causa da escola, mas fiquei mais apaixonada ainda).
Bom galera, é isso. Espero que tenham gostado!! Lembrando que a tag é totalmente pessoal, até porque eu não sei o que todo mundo leu em 2013 e como avaliou cada livro né, hehe. Mas é isso, obrigado por lerem, abraços e até a próxima.
- Post por: Jordana Meirelles
Nenhum comentário:
Postar um comentário