Quem gosta de desenhos dá um gritoo!!!! Quem não gosta, me perdoem, mas esse post é (quase) exclusivo para os amantes de animações – mas, fiquem à vontade, podem ler o texto tranquilamente, no stress.
Então, não sei se eu deixei claro, mas acontece que eu sou muito fã de filmes animados, e um dos meus preferidos é o “Como treinar o seu dragão”. Provavelmente você já ouviu falar nele, ou até mesmo já o assistiu, mas nem todo mundo sabe que esse filme foi inspirado em um livro.
A obra literária de mesmo nome faz parte de uma série de mais ou menos 11 livros, todos classificados como literatura infantil – mas, sério, o livro não é tão infantil assim!! O primeiro livro (Como treinar o seu dragão), contém 221 páginas, com edição da Intrínseca. A autora é a Cressida Cowell, mas o mais bacana é que na capa do livro mostra que o autor na verdade é o Soluço Spantosicus Strondus III (personagem principal), e que a Cressida apenas traduziu a história do antigo norueguês – como se ela tivesse achado o livro em algum lugar e resolvido traduzi-lo e editá-lo.
Mas, apesar de aparentemente o livro ser narrado em primeira pessoa, pelo Soluço, a história é narrada em terceira pessoa! Não sei se isso foi erro de edição, de tradução ou da própria Cressida mesmo, mas, espero que a Intrínseca resolva a situação caso haja uma segunda edição.
Soluço é um menino nascido numa aldeia viking, e, apesar dos vikings serem famosos por sua força bruta, coragem, rispidez, Soluço mostra-se totalmente o contrário dessas definições. Acontece que ele é o filho de Stoico, o chefe da Tribo dos Hooligans Cabeludos, e, por isso, apesar de sua falta de habilidade, agilidade ou força, ele se esforça ao máximo pra tentar fazer tudo certo. E é aqui que eu começo a falar de algumas diferenças entre o filme e o livro – CUIDADO, PODE HAVER SPOILERS!
A história é basicamente a mesma do filme, mas, claro, existem diversas coisas diferentes. Por exemplo, no filme, os dragões são inimigos mortais dos humanos, e as duas espécies buscam eliminarem um ao outro. No livro, os dragões são domesticados, e vivem (até se comunicam) com seus donos como cãezinhos (claro, com um temperamento horrível). Aliás, pra se tornar um verdadeiro viking, você TEM que capturar seu próprio dragão, direto de um grande covil.
Outra coisa importante, no filme, as mulheres fazem parte do grupo de treinamento de guerreiros, mas no livro isso não acontece. Consequentemente, não encontramos no livro vários personagens existentes no filme (ou vice-versa, por exemplo, no filme a mãe de Soluço está morta, mas no livro ela existe, e se chama Valhalarama, oi?).
“Como treinar o seu dragão” é realmente um livro usado pelos vikings como um auxílio para ensiná-los a cuidarem de seus animais, e o mais engraçado é que esse livro tem prólogo, comentários de outras pessoas, fichário de empréstimo, rabiscos de pessoas que emprestaram, selos de prêmios, sobre o autor, dedicatória, enfim, é um VERDADEIRO guia da biblioteca da aldeia.
Há também a presença de uma outra tribo viking no livro que não aparece no filme, A Tribo dos Cabeças-ocas.
Sobre os dragões, são todos egoístas, desalmados e impiedosos, inclusive Banguela (dragão de Soluço), que além do mais, é muito teimoso, e nunca ajuda Soluço (com exceção do final). E, falando no Banguela, no livro ele não é forte e poderoso, ao contrário, é um Dragão de Jardim (comum), enquanto no filme, ele é um Fúria da Noite, a espécie mais poderosa dentre os dragões. O final do livro também é totalmente difente da do filme, e, na minha opinião, menos emocionante.
Enfim, apesar das grandes diferenças entre livro e filme, vale muito a pena conferir os dois! Eu sou suspeita de dizer, mas amei ambos, li o livro em um piscar de olhos e acho que o filme já assisti mais de 5 vezes!
Bom, fica a dica aí, espero que tenham gostado do texto e que voltem mais vezes! Abraços e até mais.
- Post por: Jordana Meirelles
Eu só vi o filme e fiquei SUPER curiosa pra ler os livros <3 Mas só de saber que a Astrid não aparece, fiquei #Chateada :/
ResponderExcluirSe tiver a oportunidade, vou ler sim *---*