Eu “Tosca é você que lê esses livros estranhos”.
Mas enfim, pensem o que quiserem o livro é bom e ponto. Haha
Então galera, na realidade eu não fui à livraria comprar esse livro. Para ser sincera eu ganhei de uma prima minha simplesmente porque há algum tempo atrás eu tinha o costume de falar que tudo era “tosco”. Isso faz uns 2 anos. E eu nunca nem tinha aberto o livro, mas limpando o meu quarto eu o reencontrei e resolvi ler.
Mas chega de papo furado não é?!
Da história
Tosco narra ele mesmo a sua história, desde quando criança até a fase adulta. Conta como as desavenças em casa o influenciaram a adentrar em um universo nada saudável. Porem mesmo sem esperanças de um futuro promissor, algumas pessoas ao seu redor conseguiram enxergar o potencial de Tosco e com muito esforço, sinceridade e amizade, o fizeram ver também o quão tosco ele era e quão ridículo isso era. E que Tosco tinha condições de ser mais, de decidir seu próprio destino.
Da leitura
A leitura é super-rápida, tanto que terminei o livro em cerca de duas horas. De fácil desenvoltura, e tem até umas ilustrações bem legais.
O vocabulário é um tanto quanto interessante, bem regionalista. O que vou confessar me atrapalhou um pouco, pois estou acostumada a uma literatura mais formal. O que não me impediu de ter pleno entendimento a respeito da história.
Edição
Não me recordo de ter lido nenhum livro da Editora Alvorada, mas realmente gostei, pois o texto é bem espaçado, a fonte tem um bom tamanho e é tudo bem organizado. O livro tem 133 páginas (o que para os fanáticos por leitura não é nada, não é verdade galera?!)
Ahh e é claro, o autor da obra chama-se Gilberto Mattje.
Conclusão
Apesar de ser um livro brasileiro, e ir contra o meu estilo de literatura, eu realmente gostei, pois aborda um tema que já deixou de ser novidade em nosso cotidiano, mas que não tem sido levado a sério, por nossa geração.
O que realmente me intrigou no livro, é justamente esse choque realista e a simplicidade com a qual o autor expõe isso, por meio da linguagem coloquial e tudo o mais.
Enfim super recomendo esse livro, um ótimo passatempo e afinal, qual livro não é né?!
Beijocas galera, até a próxima!!
- Post por: Lucila Valim
Nenhum comentário:
Postar um comentário